quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sítio da semana - XIII


Sopa de letras (em inglês)


www.kokolikoko.com/word_search_puzzle





Poderá ser útil quer para diversão quer para uma actividade na sala de aula ou em casa. Como actividade, uma sopa de letras poderá ser usada para encontrar conceitos relacionados com um dado um tema. Eu já usei várias vezes, até em testes, para ocupar aqueles apressados durante os minutos finais do teste, dando uma "migalha" por cada palavra encontrada.

Opções: dar-lhe um título; definir o nível de dificuldade; ajustar a dimensão e, obviamente; escolher as palavras a usar.Depois de clicar em "criar o
puzzle", aparece uma nova página com a sopa de letras já criada.

O puzzle está no formato (.png) de imagem que pode ser enviada directamente para o Word (copiar/colar) ou ser editada (utilizando o
GIMP, por exemplo) retirando as palavras escolhidas (aumentando o grau de dificuldade) e/ou a referência do site.

No sítio original existem outras actividades, sempre em inglês e/ou espanhol, como sudoku, labirintos, jogo do enforcado, etc.



Nota: apesar de ter colocado a palavra projecto, ela não apareceu porque tem 8 letras e o puzzle tem uma dimensão de apenas 7 letras. Também usei Luis, em vez de Luís, pois palavras acentuadas, ou caracteres "estranhos", não são reconhecidos e, portanto, não serão inseridos na "sopa de letras".

Sem comentários: