sexta-feira, 29 de maio de 2009

Programa do mês - Maio


Burn Aware Free - Programa de gravação de CD/DVD

www.burnaware.com

Sim, há programas melhores ... sim, há programas que fazem mais ... mas também há que dizer duas coisas:
  1. Costuma usar todas essas potencialidades?
  2. Para encontrar o que quer fazer, quantas voltas é que tem de dar?
Pois bem, este programa não faz tanto quanto outros mas, para aquilo que costumamos fazer é muito mais rápido e quase não gasta recursos do sistema (muito ao contrário de todos os outros!).
Tem um interface muito directo, muito simples com os links para as acções logo ali ao virar de um clique, com ele pode gravar música, fotografia, dados e qualquer ficheiro que tenha como destino um disco de CD, DVD ou até mesmo Blu-Ray.
Pelos testes que fiz, pareceu-me rápido o suficiente, estável o necessário. Grava, formata, regrava, faz o que é necessário numa ferramenta básica. Óptima para colocar num utilizador ainda com poucos conhecimentos, devido aos seus ícones expressivos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows NT/2000/XP/Vista/7 (32 e 64 Bit)
Download: BurnAware Free 2.1.3 [7.52MB]
Sítio: BurnAware

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dica da semana - XXV











Problema: Quero projectar o que está no computador, mas a tela continua a branco!

Podemos ir às definições de ecrã (nas propriedades) mas ao clicar (algumas vezes mais que uma vez) na combinação "Fn" + "F3" a imagem será projectada.
Atenção que depende da marca do portátil qual a tecla a carregar com o "Fn", na figura é o F3, nos HP costuma ser o F4, nos Fujitsu-Siemens é o F10 e noutros ... não sei (diga-me num comentário)

Sítio da semana - XXV


casa das ciências

casadasciencias.org

A casa das ciências é um portal, da Fundação Calouste Gulbenkian, que visa ser um veículo integrador e amplificador dos esforços actuais na utilização das tecnologias da Informação no processo de Ensino/Aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos.

O presente projecto, um portal para professores de Ciência, surge na sequência do envolvimento da Fundação Calouste Gulbenkian que tem uma forte tradição de apoio à qualidade da educação em Portugal que tem envolvido quer a elaboração de conteúdos em áreas seleccionadas, quer o apoio à docência ao nível da formação.

Este portal vai dar visibilidade e utilidade aos esforços de muitos docentes, reconhecendo-lhes o mérito que efectivamente têm, transformando-se num sítio web de referência para todos os professores de Ciência em língua portuguesa.

A responsabilidade da manutenção do portal, bem como a coordenação global do projecto, está cometida a um ”Gabinete Coordenador” constituído por um pequeno núcleo que também será responsável pela coordenação de toda a actividade que se gera em torno dos diferentes componentes do portal.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Sítio e Dica da semana - XXIV


KickYouTube - www.KICKyoutube.com

O KickYouTube é a forma mais prática de descarregar vídeos do conhecido portal de partilha YouTube. Com este serviço tudo o que tem de fazer é adicionar kick ao URL (ou seja, a morada) do vídeo!

Por exemplo, se estiver a visualizar o vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=2jssuelFKH8, basta alterar o endereço para http://www.kickyoutube.com/watch?v=2jssuelFKH8 e já está!

Surgirá então uma nova página com uma barra no topo, através da qual poderá escolher o formato em que quer descarregar o vídeo. Seleccione-o, clique em Go e depois, com um clique no botão direito do rato, faça Guardar como… sobre o botão Download, que deverá surgir entretanto.

Neste momento os formatos
suportados são (todos eles lidos pelo VLC):
  • MP4, FLV, HD, AVI e MPG (vídeo e áudio digital);
  • 3GP (pode ser visto em telemóveis);
  • IPhone;
  • PSP (Playstation portable);
  • MP3 e OGG (áudio) e;
  • GIF.


terça-feira, 12 de maio de 2009

Dica da semana - XXIII


Criar listas personalizadas

em vez dos tracinhos ou bolinhas normais, use as marcas/caracteres a seu gosto


No Office 2003:
  • depois de seleccionar o texto, clicar em "Formatar" e "marcas e numeração"
  • clicar em "Personalizar..." e escolher "Carácter..."
  • e depois é só escolher o tipo de letra e a marca desejada, ok, ok e já está!

No Office 2007:
  • depois de seleccionar o texto, clicar no triângulo preto junto do ícone "Marcas"
  • clicar em "Definir nova marca de lista" e escolher "Símbolo..."
  • e depois é só escolher o tipo de letra e a marca desejada, ok, ok e já está!

Dá para ser diferente ... apenas isso.

Sítio da semana - XXIII


Portal para o Universo

Portal to the Universe


Neste que é o Ano Internacional da Astronomia este é o sítio a visitar! Com notícias, blogs, podcasts, imagens, vídeos e ligações para diversas páginas astronómicas (a destacar a NASA) este será o ponto de partida, o "portal", para o conhecimento do universo.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sítio da semana - XXII


Vou Sair - www.vousair.com

100% nacional, o VouSair.Com é um sítio que destaca o lazer e o entretenimento, oferecendo informação actualizada, rápida, acessível e divertida, sugestões e convites para aqueles (poucos) tempos livres que nos passam a correr.

O ambiente atractivo e funcional inclui secções de notícias, críticas, lançamentos de DVDs, galeria de fotos e vídeo, passatempos e motor de busca de salas de cinema (aliado ao Microsoft Visual Earth - um sítio do género do Google Maps)

Dica da semana - XXII



Colar especial no Excel

Acessível da barra de ferramentas (ou através do menu "editar") no Office 2003 e na seta abaixo do "colar" logo no primeiro separador na versão de 2007.

Ao seleccionar dados no Excel podemos copiá-los para outra(s) célula(s) mas seleccionando o que queremos copiar - é aqui que entra o "colar especial"!

Pode-se escolher entre o que "colar", "operação" e o "transpor, que mais abaixo descreverei.
No "colar" um dos que mais uso é o colar valores (tanto que tenho um botão para essa tarefa na barra de ferramentas) - é óptimo porque, por vezes, quero usar os valores que obti por qualquer operação noutra célula e se não utilizar este modo o Excel copia também as fórmulas. Mas dá para copiar apenas as fórmulas, ou só os formatos, ou ... é só analisar as opções!

No modo de "operação" é possível colar os valores com qualquer uma das 4 operações básicas

Mas o ouro está no "transpor" - o que faz é trocar as linhas por colunas (e vice-versa) o que pode facilitar imenso na organização de espaço disponível, especialmente quando a largura e a altura da tabela são muito diferentes.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Programa do mês - Abril


CCleaner

ccleaner.com


O CCleaner (
Crap Cleaner) é um software utilitário e livre que actua na optimização do funcionamento do computador permitindo assim que o Windows funcione muito melhor, com mais eficiência e fornecendo uma espaço em disco optimizado.

Elimina arquivos temporários, dados recentes e arquivos desnecessários de vários aplicações, tais como o Adobe Reader, Microsoft Office, Nero, Windows Media Player, etc.

Trabalha com os principais navegadores do mercado, tais como Internet Explorer, Mozilla Firefox e Opera. Retira arquivos temporários, históricos de páginas navegadas, cookies, formulários auto-completáveis e arquivos indexáveis.

Além de remover os arquivos temporários e dados recentes de diversos aplicativos, e remover dados gravados de navegadores, esse software também actua na optimização do registo do Windows, eliminando chaves contendo software que já foi desinstalado, além de removerem chaves de arquivos recém-usados e extensões de arquivos não usadas.

Pode consultar um excelente manual de instruções do fabuloso Peopleware
.

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: CCleaner 2.19.899 [3 MB]
Download: CCleaner 2.19.899 Portable [959 KB]
Sítio: CCleaner