sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Programa do mês - Janeiro


FeedReader

(feedreader.com)



O FeedReader é um leitor de RSS (ver nota de rodapé) que permite estar informado das últimas notícias dos seus sites preferidos sem abrir os mesmos ao descarregar e mostrar os “feeds” RSS disponibilizados pelas diversas fontes previamente seleccionadas.

Se estiver a navegar no seu browser (ex. Firefox ou Internet Explorer), e encontrar, junto ao URL (o endereço do sítio) ou num qualquer ponto da página, um dos ícones ao lado é indicativo que esse sítio adoptou o formato RSS - embora alguns ainda não tenham aderido. Ao clicar no ícone vai aparecer uma nova página e se copiar o URL dessa nova página, basta, no programa, clicar no botão "new" e imediatamente poderá começar a receber a informação desse sítio.

Exemplo: Quero saber quando determinado blogue (p. ex.: este) é actualizado ou determinado tipo de notícia surge (p. ex.: notícia de educação do jornal "Público"). Basta só copiar "http://esmaprojtic.blogspot.com/feeds/posts/default" no caso deste blogue ou "http://feeds.feedburner.com/PublicoEducacao" no caso das notícias.

Vantagens:
  • Não se gasta tempo precioso a ver se há algo novo (quando houver o programa o irá buscar)
  • Não se perde informação (pois toda virá ter ao programa)
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: FeedReader 3.14 [5.54MB]
Homepage: FeedReader

RSS (Really Simple Syndication ou Rich Site Summary) é um formato baseado na linguagem XML que permite listar o conteúdo de páginas html de forma a facilitar a sua distribuição pela Internet. O formato é muito prático para a consulta de informação em permanente actualização. Com um feed RSS, as notícias de uma dada página aparecem como mensagens de mail num leitor de RSS.

Sem comentários: